quinta-feira, 11 de julho de 2013

Em serviço

9 de julho de 2013


O dia começou cedo para os rondonistas que, às 7h já estavam na Praça Principal, fazendo um animado alongamento junto à população. Em seguida, tomaram café e seguiram para a primeira oficina do dia, cujo objetivo foi propor jogos para os professores do ensino fundamental utilizarem durante suas aulas. Aproximadamente 50 pessoas participaram desta atividade, que foi muito proveitosa.


 Pôde-se perceber que os educadores estão interessadíssimos em aprender novas técnicas e abertos a receber dicas dos estudantes. A adesão da disciplina de Educação Física, na cidade de Maracaçumé é bastante recente, pois, até pouco tempo atrás, não havia quadra esportiva, muito menos material para aplicação das aulas. A possibilidade de informar-se a respeito de metodologias de ensino atraiu a atenção da equipe docente da cidade.

Parte do grupo seguiu para a Prefeitura, onde trocou informações sobre as associações existentes no município, formação de grupos de cooperativismo, conselhos ativos e inativos. Também foram levantadas questões sobre MEI (Micro Empreendedorismo Individual), para checar as ações da gestão e as possibilidades de legalização dos mesmos. Todos os dados serão posteriormente utilizados em atividades propostas pelos rondonistas para apoio à população e comerciantes.



Após o almoço, todos se prepararam para as atividades do período da tarde. Foram realizadas palestras voltadas para as áreas de saúde, educação e agricultura.

Um debate com os agricultores da região sobre o uso de agrotóxicos estava marcado à partir das 14h. A troca de informações entre palestrantes e as pessoas da zona rural da cidade garantiu um pouco mais de conhecimento para ambas as partes. Entretanto, um fator climático comprometeu um pouco esta atividade. O período da tarde, na região é marcado pela frequência de chuvas em determinados horários e isso levou a um pequeno atraso na chegada do público. A equipe agora está mais atenta à este tipo de contravenção.


A apresentação sobre Cuidados com a água, realizada por alunos de Enfermagem, Medicina e Nutrição, explicou aos moradores a importância dos métodos de prevenção em relação à possíveis contaminações, como tratar deste recurso de forma a usá-lo com responsabilidade. Os moradores de Maracaçumé, utilizam poços, pois não possuem verba para pagar pela distribuição e saneamento do Governo e, portanto, se interessaram em saber quais as melhores maneiras de utilização destes métodos.
Também ocorreu a palestra sobre Jogos educativos para o Ensino Fundamental, que deve ser aplicada em sala de aula pelos educadores para facilitar o processo de compreensão e comunicação entre crianças e docentes.


Uma apresentação de contação de histórias e leitura atraiu muitas crianças, que puderam assistir e participar do evento. Usando a criatividade, os pequenos representaram e falaram sobre situações de seu cotidiano, acompanhando contos narrados pela equipe Rondon. O momento de leitura foi acatado com alegria pelas crianças, que gostaram muito do contato com a leitura. Muitos já estão bem alfabetizados e outros, pediram que os rondonistas os acompanhassem. Depois de ter seus rostos pintados pela equipe, foram para o pátio da escola, onde brincadeiras de roda os estavam esperando.




Após as atividades, e o jantar, que ocorreu às 18h, todos se reuniram para fazer o levantamento dos resultados das atividades e das ações dos dias seguintes, avaliando o que deu certo e o que precisa ser aprimorado.

Foi um dia cansativo, porém muito gratificante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário