quarta-feira, 17 de julho de 2013

Foco na população

17 de julho de 2013

Após o café , que incluiu macaxeira e batata doce, duas oficinas ocorreram durante o período matutino. A equipe de Serviço Social realizou novamente a Oficina de Assistência para atender à necessidade de ampliar as discussões realizadas previamente. Este evento começou trabalhando separadamente o público geral dos profissionais. Entretanto, para que ocorresse o esclarecimento de dúvidas e a troca de informações entre os participantes, foi decidido que, no meio das palestras, todos se uniriam no pátio e estabeleceriam diálogos informativos.


Foi um momento de importante integração entre o Serviço Público e a população, informando a ambos a respeito dos procedimentos que devem ser tomados em prol da sociedade. Foi posto em pauta questões trabalhistas, Bolsa Família, exploração infantil, dentre outros. Esta reunião durou bastante tempo e esclareceu diversos equívocos.

A oficina de Teatro envolveu crianças de sete a dez anos e convidou-as a dramatizar e estimular a criatividade. Através de brincadeiras de imitação e contação de histórias, os pequenos puderam soltar a imaginação e participar ativamente deste processo tão importante para a formação infantil. Após este pequeno momento de troca, algumas crianças foram selecionadas para ensaiar a esquete que será apresentada no último dia dos rondonistas na cidade.

Os rondonistas receberam a visita do coronel Victorio, que há anos participa do Projeto Rondon e tem muita experiência para transmitir a todos. O coronel perguntou sobre o trabalho e bem-estar dos grupos e deixou uma mochila com itens usados no projeto (caneca, garrafa d'água, chapéu, etc) para ser sorteada entre as pessoas que auxiliaram a equipe durante a operação em Maracaçumé, presenteando o vencedor com esta lembrança do grupo.



A tarde, uma palestra sobre Atendimento ao Público envolveu profissionais das áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Serviços para conhecer novas técnicas e melhorar a forma como a população vem sendo recebida pelos funcionários, pois esta é uma reclamação frequente na cidade.


O jantar realizado pelos alunos e professores da Ufal, proporcionou a toda a equipe pratos típicos da comida alagoana: escondidinho, cuscuz e cartola. Todos ficaram muitos satisfeitos e, aquels que não conheciam as iguarias, apreciaram muito. Depois, mais trabalho pela frente.

A oficina sobre Educação Financeira teve a sala lotada por um público muito interessado. Considerando que a maioria dos brasileiros não consegue administrar seu dinheiro, foi explicada a importância do salário na sociedade (como recompensa por um esforço realizado) e  análises de perfil, dicas de economia, além de técnicas de administração da renda. Foi demonstrada também uma planilha orçamentária para que os presentes possam cuidar melhor de suas finanças.

Após a oficina e o ensaio da peça de despedida que ocorrerá na sexta-feira, todos voltaram aos dormitórios.

Um comentário:

  1. Parabéns equipe da Unitau pelo bom trabalho que está sendo realizado.
    Abraço a todos

    ResponderExcluir