segunda-feira, 15 de julho de 2013

Um pouco de descanso

14 de julho de 2013

O domingo foi um pouco mais tranquilo para o grupo, que optou por tirar algumas horas de descanso, considerando o fato de que estavam todos muito cansados. Alguns horários do cronograma foram modificados para atender a população de forma a sobrar tempo para o repouso.

Pela manhã, o café foi servido um pouco mais tarde para que todos pudessem dormir um pouco mais. A dinâmica do "Anjo" já estava acontecendo e o correio dos rondonistas, onde cada um possui um envelope para receber bilhetes e agrados de seu "protetor", foi aos poucos preenchido. A brincadeira, que está funcionando gradativamente, vai durar até o final da semana. O prazo foi aumentado para que ela pudesse ser mais efetiva e trazer mais resultados.


O almoço foi feito pela própria equipe, que já sentia saudades da comida de casa. Após uma caprichada lasanha, as oficinas estavam prestes a começar.

A primeira atividade foi voltada para o público feminino: a Tarde da Beleza. A proposta foi reunir as mulheres da região para tratar assuntos relativos aos cuidados com a saúde e estética. Dicas foram trocadas e dúvidas foram esclarecidas a respeito de cuidados com os cabelos, unhas, pele higiene pessoal. Também foi ressaltada a importância da auto-valorização como meio de se sentir mais bonita e forte.


Depois, uma palestra sobre Cuidados com a Diabetes e Hipertensão informou sobre os cuidados com essas doenças que são muito frequentes no município. Além de alunos da área de Enfermagem que ressaltaram a necessidade de tratamentos corretos para com estes males, a questão nutritiva também esteve em pauta para educar a população a respeito da importância da alimentação no processo de prevenção e escolhas saudáveis para os que possuem estas moléstias.

Também foram feitas Atividades físicas com a população, que compareceu em grande quantidade, principalmente no que diz respeito ao público infantil.

Uma sessão de filmes animou a noite maracaçumense e convidou crianças e adultos a se divertirem no Centro Cultural. A realização de ações no local é um meio de valorização do espaço, ressaltando sempre a necessidade de incentivo à cultura local.

O jantar foi preparado também pelo grupo, mas dessa vez, quem assumiu a coordenação da cozinha foi o professor William Retamiro, que ensinou técnicas para fazer pão. A demora da produção valeu a pena, pois todos gostaram muito das iguarias preparadas e, após uma reunião para discutir as ações do dia seguinte, foram dormir satisfeitos. Faltam apenas cinco dias para o final da operação, mas muita coisa ainda está para ser feita.




Um comentário:

  1. Eu quero o pão!!! Espero que tenham guardado um pedacinho para trazer pra SP!!! srsrsrsrsr

    ResponderExcluir