terça-feira, 16 de julho de 2013

Trabalho é o que não falta

15 de julho de 2013

Na manhã de segunda-feira o grupo se dividiu novamente. Parte da equipe foi para a zona rural da cidade, outra conheceu a feira de produtos local e outra permaneceu na escola para atividades e preparação de material.
A palestra sobre Assistência Social foi dividida em duas: uma voltada para o público geral e outra para funcionários da área de Serviço Social, como agentes do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).
O evento voltado ao público, estudantes e líderes começou com uma dinâmica de apresentação e seguiu para uma explicação sobre as diferenças do Serviço e Assistência Social. Para os profissionais, foi informado sobre como tratar dos direitos sociais, a importância da criação de cronogramas de ação, políticas sociais. Devido à demanda de participantes, haverá uma segunda reunião na quarta-feira para dar continuidade ao processo informativo.

A feira local foi visitada pela equipe de Economia, que buscou apurar as formas de comercialização e fazer um reconhecimento dos tipos de produtos vendidos na região. Foi percebido que a prática da terceirização é muito frequente em meio às vendas. Este evento ocorre toda segunda-feira, quando diversas bancas são montadas para vender melancias, mandioca, eixe, banana, artesanato, entre outros.

A partir desta avaliação, o grupo possui os dados necessários para desenvolver ações que sejam interessantes para a comunidade. Mais tarde, foram discutidas as estratégias que serão transmitidas durante a palestra sobre cooperativismo, com previsão de aplicação para o dia seguinte.


Os rondonistas que foram para a área rural foram prejudicados pelo atraso do ônibus e tiveram menos tempo para colocar as atividades em prática. Apesar disso, foram bem recebidos pela comunidade do Casulo, onde ocorreu atendimento médico, palestras sobre odontologia, testes de saúde e exercícios com as crianças. Esta intervenção foi muito importante, pois o local não possui nem ao menos um PS.A equipe responsável pela área de Agricultura conseguiram contatos para programar uma nova reunião com os agricultores e tratar de assuntos como cuidados com a produção e uso de agrotóxicos.


Pouco antes do almoço, os rondonistas receberam a visita do coordenador do Projeto Rondon, comandante Anderson, que perguntou a respeito da operação, da hospedagem da equipe e deu dicas para aprimoramento das ações.

Durante a tarde, profissionais de conselhos tutelares, assistência social, educação e saúde, participaram de uma palestra sobre exploração sexual infanto-juvenil e contra mulheres. Esta atividade teve sua importância ressaltada quando o grupo conheceu melhor a situação da cidade e, considerando a frequência deste tipo de crime, percebeu a necessidade da abordagem deste tema. Muitas pessoas compareceram ao evento com suas dúvidas e histórias.

Uma oficina de Contação de Histórias também foi ministrada para professores, explicando a importância e os métodos que podem ser utilizados no processo pedagógico.

Parte da equipe seguiu para o primeiro ensaio da peça de teatro que será apresentada a público no último dia de operação em Maracaçumé. Depois, seguiram para os dormitórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário